As personagens e suas estórias: uma leitura de três narrativas de \'Corpo de Baile\', de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Passarelli, Paula
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-20052008-142659/
Resumo: A relação entre criador e receptor se faz presente de forma peculiar em grande parte das obras de João Guimarães Rosa, inserida também intratextualmente em suas estórias. Para destacar tal relação, serão analisadas três novelas de Corpo de Baile: \"Campo Geral\", \"Cara-de-Bronze\" e \"Dão-lalalão\". Embora haja contadores ao longo de todo o ciclo novelístico, o corpus escolhido apresenta mais acentuadamente protagonistas que narram para os outros e, de certa forma, para si mesmos. Miguilim narra principalmente estórias infantis; Grivo reconta a trajetória pessoal de Cara-de-Bronze, modificando a versão inventada e vivida pelo fazendeiro, e, por fim, Soropita repassa questões pessoais por meio de devaneios. As estórias internas provocam um efeito sobre seus ouvintes, agindo ora como aprendizado, ora como impulso para buscas ou para ações distintas. A partir daí, este trabalho tem por objetivo tanto delimitar os criadores e receptores dessas estórias, refletindo acerca de seus papéis, quanto evidenciar as funções e conseqüências de tais narrativas para suas personagens, mostrando que os contadores internos auxiliam, com experiências ficcionais, não só a própria \"vivência\", mas também a de seus ouvintes.