Foto-Grafia / o debate na frente de esquerda das artes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Figueiredo, Clara de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
LEF
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-05032013-110221/
Resumo: Frente à Revolução Bolchevique (1917), as vanguardas artísticas soviéticas foram levadas a um processo de revolução da própria ideia de arte, processo esse que gerou debates acirrados e colocou em questão a própria distinção tradicional entre arte e vida. Foi nessa atmosfera revolucionária que as vanguardas construtivistas-produtivistas emergiram. Num segundo momento, diante da crescente censura por parte das forças stalinistas em ascensão, as vanguardas construtivistas-produtivistas se uniram a outros setores de vanguarda, organizando a \"Frente de Esquerda das Arte\" - LEF (1922-1928). A Frente, por meio das revistas Lef (1923-1926) e Novyi Lef (1927-1928), veiculava teorias, produções e debates. Frente à demanda de uma arte a serviço da construção da vida, surgem, sintetizadas na proposta factográfica, a ênfase na fotomontagem, na fotografia, na montagem cinematográfica e na literatura dos fatos. Objetivando identificar o que talvez tenha sido uma das aproximações mais ricas entre fotografia e política, o presente trabalho tem como propósito central investigar, nesse ambiente de práxis revolucionaria, o debate sobre a fotografia.