Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Quevedo, Yuri Fomin |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18102019-115346/
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Resumo: |
Esta dissertação aborda a produção de Flávio Império (1935-1985) no campo das artes plásticas entre 1965 e meados dos anos 1980. O recorte temporal parte da primeira exposição coletiva profissional do artista (Opinião 65) e vai até sua morte, em meados da década de 1980. A partir desse espectro, são selecionados conjuntos de obras que permitem descrever e analisar assuntos e procedimentos adotados por Império, verificando continuidades, descontinuidades e demais gestos em seu trabalho ao longo do tempo, retomando diálogos com a produção de outros artistas brasileiros. Desse modo, busca-se entender como Império reelabora e atualiza modos de fazer que vão desde operações identificadas com a Pop Art norte-americana à referência a técnicas tradicionais de pintura. Objetiva-se, com isso, estruturar leituras de Império que permitam uma compreensão contextualizada e situada de seu trabalho. Por transitar por diversos meios profissionais - além das artes plásticas, a cenografia no teatro, o ofício da arquitetura e a docência universidade - considera-se aqui que a análise da produção do artista pode contribuir para um entendimento mais abrangente sobre a arte feita no Brasil durante essas décadas. |