Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Nunes, Elaine Cristina Roschel |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-11032022-212301/
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de Criatividade Local na formação inicial de professoras/es de alemão como o entre-espaço dinâmico de negociação de sentidos, no qual se dá a articulação entre as demandas globais e a abertura para o desenvolvimento da/do profissional em seu ambiente local, considerando-se os recursos disponíveis e as condições específicas do contexto de educação linguística. Para tanto, são investigados percepções e posicionamentos das/dos professoras/es em formação inicial sobre o conceito de criatividade em suas \"teorias pessoais da prática\" (KUMARAVADIVELU, 2012). A investigação fundamenta-se em contribuições da Psicologia da Criatividade (CSIKSZENTMIHALYI, 1996, 2006, 2014a, 2014b), da Psicologia Humanista, de Rogers (1975, 1977, 1983, 1997); nas premissas da condição Pós-Método, de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003, 2006a, 2006b, 2012); e em estudos acerca do papel da mentoria na formação inicial de professoras/es (BOECKER, 2017; WITTEK; RUOHOTIE-LYHTY; HEIKKINEN, 2017; FÜHRER; CRAMER, 2013, 2020a, 2020b, 2020c; SCHNEIDER, 2021). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e colaborativa, que envolveu a pesquisadora e as/os professoras/es em formação em um curso extracurricular de alemão durante o primeiro semestre de 2019. Nesse contexto, a pesquisadora assumiu a postura \"congruente\" de Rogers (1977), buscando a confiança e a compreensão empática, negociando sentidos e aprendendo a verificar as ameaças e defesas, sem a intenção de tornar-se uma instrutora que objetivasse sugerir práticas \"melhores\" (KUMARAVADIVELU, 2012, p. 86). Por meio de entrevistas, relatos retrospectivos (Lautes Erinnern) e um encontro em forma de workshop, averiguou-se a existência de fatores que podem ser caracterizados como ameaças ao desenvolvimento da Criatividade Local. Para atenuar as ameaças enfrentadas e promover um espaço salutar de reflexão, de engajamento livre (flow), de provocação e de ação diante das primeiras experiências de estudantes a caminho da profissão docente, propõe-se um programa de acompanhamento e mentoria em sala de aula, como parte do currículo na Licenciatura, amparado por políticas institucionais e ações públicas. Com a oportunidade de experimentar a escuta empática, observou-se o desejo de narrar por parte das/dos professoras/es em formação, mesmo após a fase de geração dos dados, fato que corrobora a premissa de que carecemos de espaços como esse na academia. Espaços que permitam outras formas de produzir conhecimento: a escuta ativa; os desabafos; o apoio para lidar com inseguranças; e a negociação de sentidos. Especialmente neste momento de iniciação, essas ações podem ser decisivas para optar-se pelo exercício dessa profissão. Ademais, a possibilidade de construir pontes entre os saberes acadêmicos e a ação pedagógica e o estabelecimento de relações transparentes de troca revelaram-se fundamentais para o trabalho coletivo profícuo. Vale ressaltar que a proposta apresentada nesta tese não deve ser vista como concluída ou imutável. Ao contrário, trata-se de um convite ao diálogo, à sua ressignificação local e a novos olhares para o exposto em outros espaços possíveis. |