Caracterização de Polímeros Sintéticos Através de Exames Elementares e Composicionais no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP  

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Maragno, André Luís
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03122021-115957/
Resumo: Ao longo das duas últimas décadas, o estudo da conservação de plásticos tornou-se uma preocupação crescente para museus e ambientes culturais. Desde então, o trabalho desenvolvido por diversos países na Europa e América do Norte constituiu diversos protocolos de identificação de materiais poliméricos e tratamento de obras e acervos. Nesse sentido, o estudo de polímeros sintéticos através de exames físicos e químicos nas obras pertencentes ao acervo de arte contemporânea do Museu de Arte Contemporânea da USP MAC procura se basear nos mesmos protocolos. Busca-se, através de análise técnico-científica in situ estudar três obras selecionadas confeccionadas com material polimérico do acervo: \"Ci-da-da-ci-da-de-ci\", de Erika Steinberger (1970), sem título, de Sérgio Romagnolo (1992) e Lucciola, de Marco Lodola (2005). Através de exames técnico-científico, pode-se obter informações dos materiais constituintes destas obras (pigmentos, tipo de polímero, etc), ampliar o conhecimento sobre seu envelhecimento e possíveis deteriorações e assim sugerir melhores técnicas de preservação do patrimônio cultural. Ao pesquisar esses objetos e seus materiais através de exames elementares e composicionais, em especial utilizando as técnicas de Espectrometria com Infravermelho (IR) por Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia Raman, Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (ED-XRF ou FRX-DE) e Espectroscopia de Refletância de Fibra Óptica (FORS), pode-se acrescentar registros técnicos-científicos na contextualização dos materiais empregados na arte contemporânea, bem como estreitar as discussões de degradação dos materiais na arte contemporânea musealizada. Por outro lado, partindo do entrelaçamento da história da arte contemporânea, suas poéticas visuais e seus acervos em especial o acervo do MAC USP com novas relações entre materiais e técnicas analíticas, procurar-se-á reforçar a necessidade que a Ciência da Conservação possui na identificação e o estudo desses materiais, no sentido de proporcionar uma melhor salvaguarda do patrimônio e dessa cultura material contemporânea, bem como de estabelecer melhor referência dos polímeros sintéticos utilizados junto à catalogação dessas obras, disseminando novos conhecimentos para a manutenção de um dos acervos contemporâneos mais importantes do país.