Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Curado, Gustavo Idelbrando |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-01032021-160102/
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Resumo: |
Esta tese de doutorado versa sobre as perspectivas históricas, políticas e artísticopedagógicas em Teatro Documentário, bem como situa algumas distintas maneiras de fazer esta proposta estética e parte de referências internacionais e nacionais e paulistanas, como o exemplo da Cia. Teatro Documentário em São Paulo, a qual o autor desta tese integra como ator-documentarista há dez anos. Este trabalho buscou compreender os tantos cantos e significados da palavra experiência para assim refletir: o que seria construir aulas de Teatro Documentário que se propusessem a ser experiência e que gerassem consciência significativa aos envolvidos? O estudo pensa, reflete e propõe uma educação básica a partir do conceito de experiência. Para tanto, foi necessária a construção de um novo currículo na área das Artes na unidade escolar pesquisada com a articulação do projeto CAI - Centro de Artes Integradas, o qual unificou as múltiplas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema e arquitetou novas práticas pedagógicas. A pesquisa também investigou e analisou o percurso artístico-pedagógico de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II que foi exposto, especificamente, ao ensino de Teatro Documentário. A narrativa é contada pelo artista-docente-pesquisador e pelos estudantes por meio de protocolos de aulas, os quais revelam novas possibilidades de se pensar, sentir e fazer escola e arte partindo dos fundamentos da chamada Pedagogia da Participação. |