Pavilhões e o campo ensaístico da arquitetura: o caso da Galeria Serpentine em Londres 

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Jaekel, Paola de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27062017-152844/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise de uma tipologia - os pavilhões, dentro de um caso singular que são os Pavilhões de Verão da Galeria Serpentine em Londres. Para se entender tanto a tipologia como o próprio programa desenvolvido em Londres, essa pesquisa se valeu de levantamento bibliográfico sobre o tema e sobre os projetos da Serpentine, assim como visita a um dos pavilhões e a obras do arquiteto desse projeto, o chileno Smiljan Radíc. Como ponto de partida foi usado como referência o autor Moisés Puente e o livro \"100 anos de pavilhões de exposição\", e na sequência, publicações sobre história da arquitetura e monografias sobre alguns arquitetos. Sobre a Galeria Serpentine, a pesquisa teve início com a publicação comemorativa aos dez anos do evento: \"Serpentine Gallery Pavilions\", do autor Philip Jodidio, assim como publicações sobre cada pavilhão. Por fim, foram levantadas as publicações monográficas sobre o arquiteto Smiljan Radíc, assim como sobre o pavilhão de 2014. Com isso, foi possível traçar um panorama sobre esses edifícios na história, e também reconhecer algumas das obras emblemáticas para a disciplina da arquitetura, e a partir daí, analisar as propostas que vem sendo desenvolvidas desde o ano 2000 por essa galeria de arte. Dessa forma, o pavilhão visitado em 2014 é apresentado juntamente com a obra do seu autor em uma investigação sobre o campo ensaístico desse arquiteto, campo esse também verificado na análise de alguns dos pavilhões mais significativos da história.