Arregaça: uma possível fuleragem pictórica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Soato, Camila
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-11022022-112144/
Resumo: A presente tese trata dos caminhos e processos criativos percorridos por mim na realização de minhas produções poéticas. Esse texto é uma mistura de ficção, memórias, investigações teóricas e poéticas. Aborda trabalhos poéticos que mesclam o contexto presente às lembranças de infância, como um ponto de partida. Trabalhos que refletem sobre o desejo de deflagrar a invisibilidade imposta ao sujeito com o qual me identifico através da pinturas e, por isso, aponta para um olhar feminista no desenvolvimento tanto do trabalho prático como teórico. Para apoiar algumas questões discutidas no texto, utilizei os conceitos elaborados pelo Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos: fuleragem e pronóia (o contrafluxo de paranoia). Assim como, de suporte para os desdobramentos de outros a partir das contaminações incorporadas aos trabalhos em questão: mundiçagem e fotofuleragem. O texto é dividido em três situações de acordo com o processo de produção criativa. Busca pelas imagens é a etapa em que coleto as imagens na internet e produzo outras a partir de fotoperformance, que aqui chamarei de fotofuleragens. A segunda etapa é a combinação das imagens e a construção matérica, massa de tintas, pinceladas carregadas, gestual ríspido, a incorporação de sujeiras e outros acidentes provenientes de uma manufatura aparentemente descuidada, e por último discuto a partir de relatos algumas relações de fora do ateliê, com galerias e instituições, que provocaram desvios nos trabalhos e até mesmo novos trabalhos.