Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Mosaner, Renata Amado Sette |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03122020-213214/
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Resumo: |
Essa dissertação tem como objeto de estudo a obra de Francesca Woodman (1958-1981) e sua recepção. Woodman foi uma artista norte-americana, que atuou na década de 1970, cuja produção compreende fotogra¿as, vídeos e livros de artista. Ela desenvolveu o seu trabalho durante menos de uma década, aproximadamente dos treze aos vinte e dois anos de idade, quando deu ¿m à própria vida. Apesar de sua curta trajetória, Francesca Woodman conquistou reconhecimento crescente desde sua morte. Essa dissertação visa identi¿car e discutir as circunstâncias que impulsionaram a artista do anonimato ao reconhecimento. Busca-se investigar como se deu o processo de legitimação da obra de Francesca Woodman, na conjuntura da arte contemporânea. Para isso, foram examinadas as exposições de sua obra, realizadas em galerias e museus, assim como as críticas que recebeu na grande imprensa, nas revistas especializadas e na produção acadêmica. Parte-se do pressuposto de que o período em que a artista viveu, e trabalhou, foi crucial para a aceitação da fotogra¿a enquanto arte autônoma. Nesse contexto buscou-se analisar a passagem da fotogra¿a moderna para a fotogra¿a contemporânea, a assimilação da fotogra¿a pelo museu de arte e a constituição de um pensamento crítico na área. Também foi fundamental para esse estudo a realização de um amplo levantamento bibliográ¿co, que cobre o período de 1973 a 2019, e constitui uma de suas principais contribuições. Pela observação dos aspectos explorados, o estudo aponta para diversos elementos que colaboraram para a legitimação da obra de Francesca Woodman, como a formação universitária em fotogra¿a, o suicídio e, principalmente, a participação efetiva de seus pais nos trâmites com agentes do sistema da arte contemporânea. O trabalho de Francesca Woodman raramente foi objeto de estudos acadêmicos especí¿cos no Brasil, o que aponta para a relevância desta pesquisa. |