Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Shimizu, Carina Kotani |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-18082021-082314/
|
Resumo: |
A pesquisa busca levantar e analisar percepções, estratégias e práticas de mediação informacional e cultural realizadas em museus e exposições pela visão de profissionais/técnicos, principalmente de integrantes das Redes de Educadores em Museus, de modo a verificar como se tem colocado em prática as reflexões e os princípios de mediação em busca de ampliar a participação e acesso de diferentes públicos a estes espaços. A pesquisa contou com revisão bibliográfica acerca dos campos dos Estudos Culturais, da Sociologia da Cultura, das Ciências da Informação e da Museologia, seguida por coleta de dados quantitativos com questionário on-line e qualitativos, mediante entrevistas em profundidade via roteiros semiestruturados com profissionais e técnicos de mediação em museus e exposições. Para tal, discorre sobre o conceito de mediação informacional e cultural, bem como a respeito de aspectos ligados a paradigmas da cultura, à democratização do acesso, à sociomuseologia, à curadoria, aos públicos e aos dispositivos e tecnologias digitais. Na visão dos profissionais de mediação/educativo, entende-se que a mediação informacional e cultural ocupa papel relevante para diminuir e reverter desigualdades de acesso, mas as ações ainda não têm repercutido em mudanças efetivas no perfil do público dos museus e em acesso a segmentos historicamente menos presentes. A atuação dos profissionais/técnicos da área tem provocado mudanças graduais na forma como lidam com a diversidade de representações e a busca por ampliação da participação de novos grupos sociais. Notou-se que o processo de escuta dos visitantes ainda não é colocado em prática; a diversidade e representatividade ainda não permeiam os museus e exposições e tal aspecto é atualmente abrangido, em particular, por exposições temáticas e programações complementares, na linha do experimental e do pontual. Dessa forma, ainda não regem a prática e isso é reconhecido pelos profissionais, assim como fatores que limitam os avanços nesse sentido. O cenário de dificuldades estruturais em termos de investimento, de políticas públicas, de formação dos profissionais e de composição de equipes é abarcado. |