Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Kamla, Renata Ferreira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-22092015-112003/
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Resumo: |
Esta pesquisa investigou a possibilidade da utilização de máscaras como um caminho pedagógico, facilitador e fomentador para o processo criativo do ator, propiciando a percepção do seu próprio processo de criação e os caminhos metodológicos adquiridos. Os estudos se apoiaram nas pesquisas pedagógicas de Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Armando Sérgio da Silva, estabelecendo identificações e fusões, ressignificando e ampliando - tudo o que pudesse vir a ser máscaras. Utilizando-se do jogo entre as \"máscaras\", a presente pesquisa teve como intuito promover improvisações e descobertas, que pudessem contribuir com a maneira de compreender e utilizar a ideia de \"máscaras\" na pedagogia teatral contemporânea. Além de amplificar e ressignificar o conceito de \"máscara\", também apresenta a ideia de se institucionalizar esses procedimentos como ferramenta pedagógica para qualquer prática teatral - seja ela o treinamento do ator, a construção de personagens ou a criação de um espetáculo teatral -, tanto para o autoconhecimento e evolução artística, como para a expansão da visão de mundo. |