A música na Pedagogia Freinet: diálogos com a educação musical do século XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Moreira, Tamya de Oliveira Ramos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-153959/
Resumo: Esta dissertação procura apresentar o estudo dos conceitos pedagógicos desenvolvidos por Célestin Freinet em seu Movimento Escola Moderna, de maneira a observar suas possíveis implicações no campo do ensino musical. A pesquisa se inicia com um estudo aprofundado das técnicas freinetianas e suas fundamentações para, a partir desta proposta pedagógica que se destina à escola como um todo, tomar como foco a reflexão sobre a prática em educação musical. Em um segundo momento, apresenta-se um estudo crítico comparativo com algumas propostas de educação musical difundidas no século XX. Os autores selecionados para esta etapa foram Carl Orff, John Paynter, François Delalande e H. J. Koellreutter. Buscou-se relacioná-los à prática e ao pensamento norteador na área de música no Movimento Escola Moderna. Por fim, foram analisados arquivos do Instituto Cooperativo Escola Moderna, com vistas a compreender as relações entre os conceitos forjados por Célestin Freinet e as práticas e os debates acerca de educação musical entre educadores do referido movimento.