Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mariano, Fabiana Leite Rabello
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-153241/
Resumo: O presente estudo delineou-se dentro de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso participante. O tema nasceu da observação da carência de formação musical entre os profissionais que trabalham nos berçários, creches e Centros de Educação infantil. Teve por objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo de formação musical do professor generalista que trabalha com bebês e crianças pequenas, a partir de um curso básico de música, elaborado dentro dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, por entender que esta teoria apresenta informações e traz orientações claras quanto o desenvolvimento musical da criança, facilitando a organização de possíveis propostas metodológicas. Logo após o curso, durante um ano letivo, realizou-se o acompanhamento reflexivo e suporte pedagógico musical junto a uma das professoras participantes do curso inicial. O referencial teórico debruçou-se sobre estudos oriundos da Sociologia da Infância quanto à concepção de infância, dentre os autores estão Corsaro (s/d) e Qvortrup (2010; 2011) no sentido de conceituar a criança adotada nessa pesquisa; sobre estudos que tratam da formação do professor generalista, como os de Kishimoto (2005; 2008), Gatti e Barreto (2009), dentre outros, e formação de professores de arte no Brasil, como Fonterrada (2008), Barbosa (1989; 2002a; 2002b; 2003); sobre estudos relacionados às origens da música e sua importância, dentre outros, para as relações sociais do Homem, como os de Brown et al (2000); Levitin (2006); Sandra Trehub (2002; 2003); sobre os estudos das interações iniciais dos bebês a partir das concepções de Colwin Trevarthen (1996;1999; 2000) e Daniel Stern (1992) e da descrição minuciosa da Music Learning Theory de Edwin Gordon. Encontram-se nas análises dos dados as contribuições deste modelo de ação para a formação musical inicial dos professores, que neste caso eram alunos de um curso de pedagogia que já atuavam na educação Infantil, e seus reflexos no contexto da creche. Os resultados mostraram-se efetivos quanto à abordagem teórica musical adotada. Houve um crescimento musical significativo durante o processo estabelecido no curso, dada à inexperiência musical das participantes. Posteriormente, no acompanhamento da prática da professora, observou-se um reflexo expressivo no desenvolvimento musical dos bebês através de inúmeras respostas musicais, de movimento corporal, além de ricas interações entre a professora e os bebês, bem como entre os bebês e seus pares, corroborando com a literatura estudada.