Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Ferraro, Juliana Ricarte |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30032015-142645/
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Resumo: |
A presente tese visa analisar e compreender as relações entre os textos e as imagens contidas no livro didático de autoria de Antonio José Borges Hermida Compêndio de História do Brasil, editado pela Companhia Editora Nacional entre os anos de 1962 e 1975, sendo estas relações reveladoras de um discurso de determinado conhecimento histórico. Para este trabalho foi realizado estudo bibliográfico sobre a história da disciplina de História, a cultura escolar e o contexto político para a sustentação das análises de produção, editoração e circulação do livro, em todas as suas 60 edições, como suporte mercadológico, ideológico e cultural. O Compêndio de História do Brasil, de Borges Hermida, foi aqui analisado como um produto industrial e em sua condição de fonte a ser estudada para a compreensão de parte de uma História da Educação e da História do Ensino de História, assim como para entendimento e estudo de uma História do Livro (didático). O livro, como produto de uma indústria cultural, é fruto da intervenção de diversos sujeitos e autores e um elemento material de conceito complexo, devendo ser também concebido como corpo documental histórico; o nome de seu autor, embora este não se faça presente em todas as suas etapas de formação e produção, deve servir como atrativo comercial em uma perspectiva de maiores vendagens. O discurso historiográfico do autor, expresso pelo texto escrito, é ponto crucial da análise, assim como as imagens utilizadas nos diversos contextos. Além do conteúdo histórico divulgado através dos textos e das imagens, também foram objeto de análise as suas características formais representadas pela forma de sua organização, tipografia e editoração, entendidas como partes integrantes do discurso histórico e didático estabelecido pela obra. As análises dos elementos editoriais e historiográficos possibilitaram uma melhor compreensão da constituição dos diálogos entre o texto e as imagens divulgadas pelo livro como um produto material. O Compêndio, por largo período de tempo, foi o difusor de um conhecimento e de determinado discurso histórico expresso em suas páginas através do trabalho de diversos profissionais da área editorial, das imagens que reproduzem o trabalho de dezenas de pintores e desenhistas e, principalmente, através das palavras de seu autor, Antônio José Borges Hermida. |