Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1998 |
Autor(a) principal: |
Kiatake, Luis Gustavo Gasparini |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-08102024-142953/
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Resumo: |
O aumento da capacidade de processamento, permitindo a execução de aplicações gráficas, o amadurecimento dos sistemas distribuídos, com uma melhoria das redes de computadores e a popularização da Internet, e o desenvolvimento de novas técnicas de compressão digital, têm proporcionado um significativo aumento do desenvolvimento e uso de aplicações multimídia distribuídas. Tais aplicações, onde se destacam a áudio e a videoconferência, os serviços sob demanda, a telemedicina, aprendizado remoto, trabalho cooperativo, entre outros, se caracterizam fundamentalmente pelo alto volume de dados que envolvem e pelas dependências temporais nas apresentações. Contudo, a qualidade final que se obtém na maior parte dos sistemas multimídia distribuídos hoje em funcionamento, em geral baseados no protocolo IP (Internet Protocol), ainda estão aquém do desejado, sendo a apresentação de qualidade inferior às exibidas pelas mídias analógicas atualmente existentes. O padrão MPEG-2 para codificação de áudio e vídeo apresenta soluções de alta qualidade final, porém demanda uma grande quantidade de recursos do sistema distribuído. A emergente tecnologia de comunicação digital ATM (Asyncronous Transfer Mode), devido a suas características de alta capacidade de transmissão e controle temporal das conexões, oferece melhor suporte para o tráfego multimídia, necessitando porém de aplicações desenvolvidas especialmentepara este tipo de rede. Para contornar esse problema, algumas soluções de integração do Ip ao ATM foram desenvolvidas, tais como o Lan Emulation (LANE) e o Classical IP (CLIP). Este trabalho discute a amplitude da problemática e os diversos fatores pertinentes à comunicação, como os aspectos perceptivos, as técnicas compressão e os elementos de rede. Através de testes práticos, investiga e compara o aproveitamento de faixa-passante das soluções de integração LANE e CLIP, identificando situações que otimizam as transmissões ) de fluxos MPEG-2 nesses ambientes. Finalmente, propõe uma ferramenta de teste mais geral, que contemple outros protocolos e parâmetros. |