A luz natural como diretriz de projeto para a concepção do espaço e da forma na obra dos arquitetos modernos brasileiros - 1930/60

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Barnabé, Paulo Marcos Mottos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092022-103735/
Resumo: A tese fundamenta-se na importância do uso da luz natural como uma das principais condicionantes no processo de concepção do projeto arquitetônico. Elemento autônomo que se torna matéria própria da arquitetura ao superar aspectos apenas funcionais, ao estruturar espaços e formas, e ao definir relações ambientais específicas. Para comprovar tal tese, estudou-se comparativamente a diversificada produção da Arquitetura Moderna Brasileira desenvolvida dos anos de 1930 aos de 1960, através do pensamento e da obra de algumas de suas personagens mais representativas: Affonso Eduardo Reidy, Gregori Warchavchik, Jorge Machado Moreira, Irmãos Roberto, Lina Bo Bardi, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke, Rino Levi e Vilanova Artigas.