Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Cavalcanti, Thaís Helena de Barros Neves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-23042018-120010/
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Resumo: |
A correspondência ativa de Italo Svevo, publicada pela primeira vez em 1966, oferecese ao crítico como um emaranhado de problemas que podem ser pensados a partir de múltiplas abordagens: histórica, linguística, literária, entre outras. Ao reconhecermos no texto epistolar do escritor triestino uma série de temas desenvolvidos também em suas obras literárias, admitimos a hipótese de que as cartas exercessem para ele o papel de laboratório de escrita, no qual podia exercitar sua língua, seus procedimentos literários e ainda construir para si uma imagem de artista. Para demonstrar a validade de nossa hipótese, investigamos as personas epistolares construídas ao longo das correspondências do escritor e como elas contribuíram tanto para a criação de personagens literárias, quanto para a elaboração de uma cenografia autoral. Em seguida, fizemos uma análise comparativa entre algumas cartas de Italo Svevo à esposa e alguns trechos de seu romance A consciência de Zeno, verificando em que medida os temas eram reproduzidos ou transformados no interior da estrutura romanesca. Ao final desta dissertação, apresentamos a tradução anotada de algumas cartas do escritor como complemento às observações aqui desenvolvidas. |