Uma arquitetura de software neuro-reativa para sistemas de automação do ambiente construído

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Tibiriçá, Álvaro Messias Bigonha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-17012011-140731/
Resumo: Esta tese propõe uma arquitetura de software neuro-reativa para sistemas de automação do ambiente construído. O objetivo é facilitar o desenvolvimento, a manutenção e a expansão desses sistemas, através de três requisitos norteadores: modularidade, flexibilidade e capacidade de integração das partes. Um modelo baseado em unidades chamadas de \"neurônios\" e de \"glândulas\" é proposto. Esses elementos fundamentais têm características reativas e podem ser combinados formando diferentes sistemas de automação. Uma versão da arquitetura proposta é programada na linguagem Java utilizando tecnologias como CORBA e MySQL. Por fim, uma casa fictícia é utilizada como exemplo para demonstrar a aplicação da arquitetura proposta.