O trabalho social de Fayga Ostrower e Renina Katz: olhares sobre gênero, raça e classe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Fortes, Luana Medina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-17092024-153102/
Resumo: Esta dissertação busca analisar a produção artística e a trajetória das artistas Fayga Ostrower e Renina Katz, articulando as categorias implicadas pelo feminismo interseccional, como gênero, raça e classe. A pesquisa inicia-se com um esforço para localizá-las socialmente, considerando os processos que caracterizaram a imigração judaica ao Brasil na primeira metade do século XX, suas diferentes experiências de formação em artes, e como o fato de serem mulheres influenciou as abordagens sobre seus trabalhos por jornalistas e historiadores da arte. Em seguida, é realizada uma análise das obras produzidas por Fayga e Renina no contexto do Realismo Social, contextualizando essa tendência no país, vinculada à política cultural soviética, a criação de Clubes de Gravura e ao desenvolvimento da imprensa comunista brasileira. São abordados trabalhos das séries Favela e Retirantes de Renina Katz, além de imagens de lavadeiras e mães de Fayga Ostrower, o que leva a uma discussão sobre a arte \"feminina\" e como as duas artistas entendiam essa concepção. A partir de uma contextualização sobre a querela entre figuração e abstração que marcou a produção de arte a partir dos anos 1950, e o distanciamento das duas artistas das práticas realistas sociais também por questões éticas, reflete-se sobre como elas deram continuidade à preocupação social que tanto marcou o início de suas produções.