Caminhos da ficção cabo-verdiana produzida por mulheres: Orlanda Amarilis, Ivone Aida e Fátima Bettencourt

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Monteiro, Pedro Manoel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-13052014-122142/
Resumo: As produções literárias de Orlanda Amarílis, Ivone Aida e Fátima Bettencourt, sob a forma de conto, constituem o objeto central dessa pesquisa e, a partir do corpus selecionado, buscamos identificar e compreender as opções de construção de personagens e de narração que definem, nas coletâneas Cais-do-Sodré té Salamansa, Vidas vividas e Semear em pó, respectivamente, representações sociais de gênero e características do Bildung (formação da personagem), com base numa hermenêutica do cotidiano cabo-verdiano no arquipélago e na diáspora. No primeiro capítulo, procuramos estabelecer um campo teórico, de largo espectro, que pudesse dar suporte às nossas ilações, para tanto aplicando os vários conceitos que orientaram a nossa visada sobre o objeto da pesquisa, como: entre-lugar, póscolonialismo, hermenêutica do cotidiano, diáspora, Bildungsroman feminino; em seguida passamos a uma incursão no contexto histórico, na biobibliografia das autoras e na conformação das coletâneas, pretendendo situar as obras para o nosso leitor. Iniciamos o processo de análise, logo na primeira parte do segundo capítulo, procedendo a uma investigação sobre os títulos dos contos e sua representação na diegese. Na segunda parte, buscamos investigar com mais detalhe os processos de estruturação das personagens, empreendidos pelas três escritoras, com vista a compreendermos os diversos modos de apreensão e representação do universo cabo-verdiano, especialmente o de vivências femininas de submissão, resistência e emancipação. O terceiro capítulo, que complementa o de panorâmica da construção das personagens, será dedicado a examinar, de forma sucinta, a atuação dos(as) narradores(as), que, em conjunto com as personagens, revelam a mundividência que as escritoras querem registrar na ficção, no intuito de introduzir uma ótica feminina e, por vezes, feminista, ao cânone literário cabo-verdiano, predominantemente masculino. O quarto capítulo foi dedicado a uma sistematização das conclusões.