Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Johanson, Izilda Cristina |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-29012009-133829/
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Resumo: |
A presente tese pretende investigar, no âmbito do pensamento de Henri Bergson, a questão do impulso criador a partir de sua realização como arte, mas não apenas ali, isto é, na medida em que esse impulso se caracteriza como esforço de invenção, sua investigação dirá respeito também aos possíveis desdobramentos concernentes à vida intelectual, moral e social. Serão examinados elementos que permitam discutir o tema da invenção noção que em Bergson se apresenta de maneira indissociada da discussão acerca da intuição a partir da relação entre percepção, esforço intelectual e criação. Mais precisamente, importa aprofundar o conhecimento a respeito do modo e das condições de possibilidade de inserção dessa experiência criadora no mundo, isto é, numa história, como fazer. A potência criadora, suas ações e suas obras deverão, assim, ser examinadas à luz de uma leitura bergsoniana que compreende a realidade da vida a partir de seus dois sentidos, a saber: o aberto e o fechado, ou, o que é o mesmo, o estático e o movente, o necessário e o contingente, o biológico e o metafísico, o da servidão e, enfim, o da liberdade. O propósito deverá ser, por fim, o de tirar as conseqüências filosóficas dessas diferenças que se apresentam como a própria realidade da vida |