Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Sanoki, Ricardo Akira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-19012021-204846/
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Resumo: |
O objetivo desta tese é estudar como a significação ocorre no desenho, para isso utilizamosteorias das Artes Visuais, da Gestalt, da Lingúistica e da Semiótica Francesa. No início dotrabalho, no capítulo 1, fazemos um estudo histórico-comparativo entre as diversas maneirasque artistas e pesquisadores definem o que é desenho. Longe de existir apenas uma definiçãoque consiga abarcar todas as suas utilizações, o desenho como desígnio é um fator crucialpara as artes visuais, pois o desenho vai muito mais além do que representar o que os olhospodem ver. Nosso trabalho é voltado para os estudantes de artes visuais que gostam dedesenhar, portanto não há a necessidade de conhecimento prévio de história da arte nem desemiótica. Além de várias teorias que a auxiliam a analisar e entender melhor ofuncionamento do desenho - o como ele diz o que ele diz - são abordados questões da criaçãodo desenho, pois muitos dos autores consultados são artistas e falam muito sobre o ato decriação. Utilizando a Semiótica Francesa como alicerce de nossa pesquisa fazemos trêspropostas principais: comparar língua e desenho; um percurso gerativo do sentido no desenho;uma tipologia dos desenhistas. Essas três propostas estão no capítulo 2. Todas essas propostasvisam uma ampliação do que é o desenho e de como ele atua em nossa sociedade. |