Atravessamentos: a construção da identidade profissional em um curso de formação de professores de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Luiza Bernardo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-144606/
Resumo: A investigação, de abordagem qualitativa, consiste em um estudo de caso, cujo escopo fundamenta-se na análise de como as experiências vivenciadas pelos estudantes em um Curso de Formação Inicial de Professores Licenciatura em Artes Visuais (LAV), em uma Instituição de Ensino Superior Privada no interior do Estado de São Paulo são constitutivas da identificação profissional docente. Parte-se da hipótese de que no desenvolvimento da identidade docente também compreendida como o processo de identificação com a profissão escolhida: professor de Artes Visuais as experiências vivenciadas pelos licenciandos durante o itinerário formativo inicial (a graduação) terminam por criar brechas de ruptura com as crenças e as representações cristalizadas da docência (com as quais os estudantes adentram a Licenciatura), possibilitando a assunção de outros modos de ser e de estar na profissão. Para tanto, fez-se necessária uma compreensão mais ampla dos sentidos que os discentes manifestam sobre seu percurso formativo, com base em três eixos fundamentais (a) as representações da docência, (b) os saberes docentes, e (c) da experiência como reflexão e transformação de si e da profissão de professor resgatando-se como referencial teórico sobre a identidade profissional, os estudos de Nóvoa (1995) e Garcia (1999; 2009). Para a coleta de dados, foram adotados os seguintes procedimentos: análise de documentos, questionário e entrevista semiestruturada. E os procedimentos de análise foram alicerçados pelos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os caminhos escolhidos possibilitaram caracterizar e analisar o conjunto das representações, intenções, ações e práticas que os estudantes desenvolveram ao longo do seu processo de formação profissional, bem como a relação entre os saberes da experiência, do conhecimento pedagógico e do conhecimento específico em Artes Visuais como dimensões fundamentais à construção da identidade profissional do professor e de uma formação inicial de professores que se paute pela atribuição de sentidos ao longo do seu itinerário formativo. Entretanto, a análise dos dados também evidenciou que a formação desses professores vem sendo conduzida por uma epistemologia dos saberes das disciplinas (NÓVOA, 1999), em que os saberes específicos das Artes Visuais enquanto um saber fazer são priorizados em detrimento aos saberes pedagógicos e aos saberes da experiência; além de colocarem a formação docente em um patamar menor, as análises demonstraram a dificuldade desta formação inicial em promover a articulação efetiva entre teoria e prática. Por fim, o estudo confere visibilidade à urgência dos cursos de formação inicial de professores em Artes Visuais atentarem para as experiências formativas e simbólicas e para as representações sociais que constituem a identidade profissional dos licenciandos, criando mecanismos de articulação entre teoria, prática e experiência e de outros modos de ser/estar na profissão e na própria vida.