Narrativa italiana no século XXI segundo o Premio Strega

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Costa, Clara Maria Salvador Pereira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-18022020-174420/
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar ao público brasileiro a narrativa italiana no início do século XXI, baseando-se nas obras que venceram o Premio Strega nos últimos dezoito anos. Esse prêmio literário foi escolhido em razão de sua importância histórica na Itália, da qualidade das obras que habitualmente premia e da visibilidade que tem em todos os meios de comunicação. O método consistiu na leitura individual dos romances, seguida de uma comparação entre eles, de forma a observar temas e modelos comuns a duas ou mais obras. Assim, notamos que os livros são, predominantemente, realistas, narrados na primeira pessoa do singular (alguns autobiográficos e outros autoficcionais), frequentemente abordam temas traumáticos como as guerras mundiais, o fascismo, a emigração italiana, a crise socioeconômica do início do século XXI e suas consequências para a população e, não raro, adotam uma linguagem híbrida com tendências ensaísticas ou jornalísticas. Acreditamos que essas sejam características predominantes não apenas nos romances do nosso corpus, mas também no conjunto da narrativa italiana contemporânea. A primeira parte de nossa tese é uma apresentação do Premio Strega seguida de considerações sobre o mercado editorial, de uma síntese das publicações pregressas sobre essa premiação e da apresentação de outros importantes prêmios literários italianos. A segunda parte é uma observação teórica da narrativa do século XXI, fundamentada nas teorias de Daniele Giglioli, Raffaele Donnarumma e Gianluigi Simonetti os três lecionam literatura em universidades italianas e escreveram, respectivamente, os ensaios Senza trauma, Ipermodernità e La letteratura circostante, nos quais muitos autores e obras premiadas pelo Strega neste século são examinados. A terceira e última parte contém a apresentação individual do enredo e da estrutura de cada obra vencedora do Strega no novo milênio, além de informações sobre os autores que as escreveram.