Imagens do Desvario: narrativa visual de estados alterados de percepção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Nardi, Taís de Andrade e Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-07112017-160315/
Resumo: A presente pesquisa investiga como os elementos visuais ao dispor dos cineastas podem contribuir para a representação de estados alterados de percepção no cinema, de modo a ampliar a discussão sobre a expressividade do trabalho de direção de fotografia. Por meio da análise e interpretação de três filmes brasileiros que apresentam personagens fora de si e construções visuais contundentes - Estorvo (2000), de Ruy Guerra, Filme de Amor (2003), de Júlio Bressane e A Concepção (2005), de José Eduardo Belmonte -, a pesquisa discute de que maneira as características da imagem podem contribuir para a criação de pontos de vista, atmosferas e sentidos, que permitem a apreensão do filme para além de sua compreensão intelectual. Partindo do reconhecimento da ligação entre narrador e personagens, a análise se volta à força expressiva das imagens usadas ao longo dos filmes, tomando como referência reflexões sobre o expressionismo na pintura e no cinema. Essa discussão serve de base para a identificação de um imaginário sobre os estados alterados de percepção e suas relações com a sociedade presente na cinematografia brasileira dos anos 2000.