O futebol brasileiro mediado e midiatizado: uma análise semiótica da marca Corinthians e suas expressividades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Gabriel Moni de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-06062022-151650/
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o lugar fenomenológico do futebol no Brasil, buscando compreender os aspectos técnicos, sociais e políticos que resultam na transformação da cultura da sociedade midiatizada e mercantilizada. Para dar conta desse objetivo foram utilizadas as metodologias de análise semiótica peirceana e de expressividade marcária. Para tanto, debruçamo-nos sobre a marca e manifestações do Sport Club Corinthians Paulista, um dos times com maior número de torcedores no Brasil, para compreender os processos de significação e identificação à marca. Inicialmente, o trabalho se propõe a apresentar o futebol e suas origens, bem como sua chegada e desenvolvimento no Brasil. Na sequência, apresenta-se a relação do futebol com a sociologia e antropologia da comunicação, para compreender os espaços de significação e identificação dos sujeitos, bem como os de tensão no qual este esporte está posicionado. Por fim, apresentam-se as novas lógicas da sociedade mercantilizada, que demandam que o futebol brasileiro se adeque para continuar existindo, apresentando, o seu lugar no consumo e como essas relações se desenvolvem. Na segunda seção do trabalho, são expostas as relações e os papéis da mediação com base em Martín-Barbero (2008) e da midiatização, a partir de Hjarvard (2014), que delimitam a relação entre as esferas da política, religião, identidades e cultura. Na terceira divisão do trabalho, apresentam-se as marcas de forma geral, em seguida as marcas do âmbito esportivo e, por fim, as marcas de times de futebol, já que são essas que se relacionam ao desenvolvimento dos capítulos anteriores. Finalmente, a quarta seção apresenta a metodologia da análise semiótica peirceana do logotipo e de expressividades marcárias, sendo o nome, cores, logotipo, mascote e hino os selecionados. Isto posto, foram encontradas ligações com as transformações e formações da sociedade brasileira. Todas os sentidos que o clube propagou desde a sua origem, estavam contidos nas suas expressividades.