Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Lubiana Prates Raimundo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-23022024-161116/
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo investigar os impactos que ver-se em imagens libertadoras produz na subjetividade de mulheres negras. Por imagens libertadoras entendemos aquelas que alforriam as mulheres negras dos estereótipos de raça e gênero que, há séculos, estão presentes no nosso imaginário. Intencionalmente, as fotografias utilizadas foram produzidas por fotógrafas negras, brasileiras e contemporâneas, a fim de verificarmos como essa identificação atua na produção de imagens. Trabalhamos, portanto, com projetos fotográficos produzidos pelas fotógrafas Cat Tenório (pertencente ao Coletivo CATSU), Helen Salomão, Mariana Ser e Pretícia Jerônimo e, além de entrevistá-las, entrevistamos também outras quatro mulheres, cada uma fotografada em um projeto, que foram indicadas pelas respectivas fotógrafas. Para essa investigação, nos valemos das teorias formuladas por bell hooks, Grada Kilomba e Patricia Hill Collins, e utilizamos a interseccionalidade como ferramenta analítica das opressões. Com isso, concluímos que as imagens libertadoras produzem impactos positivos na subjetividade das mulheres negras, pois afirmaram a sua dignidade, beleza e potência, conduzindo-as para a estabilidade do amor próprio, que faz com que recusem as imagens aprisionantes do racismo. |