Dizeres das antigüidades: a arquitetura discursiva da literatura sânscrita purânica exemplificada pelo mito da Grande Deusa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Gonçalves, João Carlos Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03022010-141335/
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo as antologias da literatura sânscrita conhecidas como Puräëa e tem como objetivo observá-las como uma unidade enunciativa, relacionado-as aos elementos históricos e sociais com os quais essas obras conviveram durante seu longo período de compilação, que se estende aproximadamente do século III d.C. até por volta do século XV d.C. Para tal fim, adotaram-se como linhas teóricas a Semiótica greimasiana, as contribuições dos escritos atribuídos a Mikhail Bakhtin e predominantemente a Análise do Discurso de linha francesa, cuja perspectiva permite investigar o universo de relações existentes entre construção lingüística e elementos sócio-culturais. Os relatos míticos detacam-se como tema privilegiado por esta pesquisa, visto que concentram, em suas narrativas, as interações e negociações culturais que participaram do processo de consolidação das práticas sociais hinduístas, das quais a recitação dos Puräëa faz parte. E, uma vez que os Puräëa consistem em antologias, a presença de determinados episódios míticos revela pressupostos culturais que possibilitam identificar o diálogo existente entre os vários estratos sociais que interagiram na formação do hinduísmo. Observa-se, ademais, o papel que essa literatura desempenhou em meio às outras literaturas de seu cenário cultural, examinando-se seu estatuto de escritura sagrada a partir do conceito de discurso constituinte, o que leva ao panorama das relações interdiscursivas dos enunciados purânicos com outras vertentes da cultura sânscrita, a saber, a tradição védica e o movimento cultural do tantrismo. Exemplifica-se, por fim, o conjunto das reflexões expostas na tese com o hino conhecido como Devé-mähätmya, composto antes do século VII d.C. e transmitido junto à antologia chamada Märkaëòeya. A mitologia da Grande Deusa é vista como um expoente das relações históricas vivenciadas durante o período em que ocorreram a compilação das antologias purânicas e a consolidação do hinduísmo.