Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Teixeira Junior, João Carlos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-28112024-135430/
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Resumo: |
Esta dissertação buscou estabelecer pontos de intersecção entre as produções dos artistas de \"La Boca\" e do \"Grupo do Santa Helena\", a partir de suas representações dos arrabaldes de Buenos Aires e São Paulo, no contexto do modernismo latino-americano. Para tanto, analisaram-se as obras de quatro pintores de cada uma das agremiações, em um recorte temporal que abrangeu as quatro primeiras décadas do século XX. Em tais processos, lançou-se mão de um estudo interdisciplinar comparativo a fim de aprofundar os aspectos estéticos, poéticos, políticos, sociais e econômicos presentes nas paisagens retratadas em constante mutação. Neste sentido, além das próprias obras, recorreu-se à bibliografia existente sobre as agremiações mencionadas, bem como sobre os panoramas ampliados, além de documentos e imagens dos períodos em que tais pintores estavam situados. Tais investigações contribuíram para compreender os surgimentos desses artistas como eventos que, apesar de terem partido de plataformas que reservam profundas conexões, desenvolveram linguagens singulares; porém inteligíveis entre si |