Mulher ambígua, mulher moderna: aspectos da pintura Coeur Meurtri e da trajetória de Nicota Bayeux

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Frederico, Mariana Sacon
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-25102019-121514/
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre alguns aspectos da trajetória da pintora Nicota Bayeux (1871-1923) e de sua principal produção, Coeur Meurtri, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nascida em Campinas no final do século XIX, a artista iniciou seus estudos em pintura por meio de aulas particulares no Brasil e depois, em 1903, se matriculou na Académie Julian, importante instituição particular de ensino artístico, em Paris, momento em que pintou a tela. A artista viveu em um contexto histórico de mudanças para as mulheres pertencentes às classes mais abastadas. Essas tiveram acesso a novas oportunidades educacionais e profissionais e vivenciaram novas práticas de sociabilidade. A \"mulher moderna\" foi entendida por muitos da sociedade como uma figura ambígua - admirada quando ligada ao cosmopolitismo, porém temida por aqueles que a entendiam como uma ameaça à tradição. Creio que o entendimento desta \"mulher moderna\" é fundamental para pensar tanto a trajetória de Nicota Bayeux quanto a construção de Coeur Meurtri, que representa uma figura feminina bastante particular e ambígua. Assim, o presente estudo busca identificar quais foram as possíveis referências estéticas e iconográficas da artista para a produção de sua pintura.