Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Santos, Giovanna Lelis Airoldi Franzoni |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-145109/
|
Resumo: |
Ao termo imagem são atribuídos múltiplos significados: além de sua usual associação ao campo do visível, também é usado para designar metáforas, aparições, projeções mentais, representações, ícones, sonhos, figuras musicais, dentre tantas outras coisas. Esta pesquisa busca compreender o que é a imagem e como ela se agencia com a criação musical. A investigação se deu por dois caminhos paralelos e complementares: de um lado, a partir de estudo filosófico focado no conceito de imagem de Henri Bergson, e no ciclo inventivo das imagens de Gilbert Simondon - retomados a partir de Gilles Deleuze e cujos atravessamentos com a criação artística são encontrados em Anne Sauvagnargues. Do outro lado, através da realização de processos criativos colaborativos, experimentais e intermídia em que imagens mentais, visuais, sonoras e táteis são exploradas como operadores da criação musical. Em um ciclo de retroalimentação entre teoria e prática, a metodologia deste trabalho está situada na pesquisa artística, sendo as questões que emergem dos processos criativos as norteadoras do estudo teórico e de novas experimentações musicais. Na primeira camada da dissertação, encontra-se uma leitura crítica dos conceitos filosóficos trabalhados; na segunda, os relatos e análises de seis processos criativos realizados entre 2020 e 2021. |