Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Nogueira Neto, Hugo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-19032018-110458/
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Resumo: |
Mediante o cotejo interdisciplinar entre a crítica historiográfica, a análise fílmica e a interpretação psicanalítica nas linhas freudiana e lacaniana, essa pesquisa investigou quatro obras cinematográficas comissionadas pelo governo nazista durante a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de promoção de suas políticas raciais e de gênero: Jud Süß (1940), Die große Liebe (1942), Münchhausen (1943) e Titanic (1943). A partir dessas produções, o estudo perscrutou os sistemas de justaposição de fantasias socialmente partilhadas aos denominadores ideológicos do nacional-socialismo. Identificou, igualmente, os processos de negociação entre as instâncias da indústria cultural e as agências governamentais para alinhar o desejo e a doutrina na forma flutuante da fantasia cinematográfica. |