O aikido e o corpo do ator contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Batista, Renata Mazzei
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-17082009-144849/
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as técnicas, princípios e filosofia da Arte Marcial Japonesa chamada Aikido, em diálogo com princípios e métodos desenvolvidos por Meyerhold, Rudolf Laban, Eugênio Barba e Grotowski, objetivando criar procedimentos que auxiliem a preparação corporal do ator e sua criação artística. Busca-se, portanto, o corpo cênico, seus movimentos e sua continua (re) organização. Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e de freqüência em treinos de Aikido, de onde foram extraídos elementos importantes para o estabelecimento dos alicerces que permitiram a conexão entre esta arte marcial e o trabalho do ator. A parte prática constou de exercícios que tiveram como objetivo a busca de formas de transposição do corpo-cotidiano para o corpo em Estado Cênico. Nesses treinamentos foram desenvolvidos conceitos e práticas visando o auto-conhecimento corporal, a preparação para a cena e a criação de ações físicas extracotidianas ancoradas na prática do Aikido. Como principal resultado prático preparou-se a montagem teatral Separação de Corpos, monólogo composto de ações físicas criadas a partir das técnicas pesquisadas durante o treinamento e que tem como personagem uma mulher que, abandonada pela pessoa amada, busca compreender sua situação e superar a perda, recomeçando a vida de outra forma. A presença de uma ferramenta como o Aikido configurou-se como de grande utilidade para o trabalho do ator em cena, pois auxilia na disponibilização do corpo em cena, favorecendo, também, a concentração do ator no ato de representar.