Protocolo terapêutico baseado em exercícios de trato vocal semiocluído em indivíduos disfônicos: estudo clínico, randomizado e cego

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Antonetti, Angélica Emygdio da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Voz
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-28082019-173811/
Resumo: Introdução: A terapia vocal indireta pode ser dividida em direta e indireta. A Terapia Vocal Indireta (TVI) é composta por orientações a respeito de higiene vocal e mecanismos fisiológicos da produção da voz, orientando o indivíduo sobre hábitos inadequados para a voz. Já a terapia direta é constituída pela prática de exercícios vocais para aprimorar a qualidade vocal. A terapia direta, pode ser composta por diversos exercícios, dentre as diversas abordagens terapêuticas encontram-se os exercícios de função vocal (EFV), um grupo de exercícios que visa a melhora dos três subsistemas para a produção da voz: respiração, ressonância e fonação. Há ainda outros exercícios de trato vocal semiocluído (ETVSO), em que ocorre a semioclusão do trato vocal, possibilitando interação fonte/filtro por meio de mudanças na impedância do trato vocal. Estudos que comprovem a eficiência dos ETVSO em processo terapêutico são escassos. Acredita-se que uma proposta como essa poderá contribuir para a prática clínica. Proposição: Analisar os efeitos da aplicação de um protocolo de Exercícios de Trato Vocal Semiocluído (ETVSO) na qualidade vocal e autopercepção de indivíduos com queixa de fadiga vocal e diagnóstico de disfonia funcional, e comparar seus efeitos com os EFV e com TVI. Metodologia: Estudo clínico randomizado e cego. Participaram 27 voluntários (12 homens e 15 mulheres), com idades entre 18 e 50 anos, com queixas de fadiga vocal e disfonia funcional, divididos igualmente em três grupos: grupo experimental, com aplicação de ETVSO (GE), grupo de exercícios de função vocal (GEFV) e grupo de terapia indireta (GTVI). Após assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido, os voluntários realizaram três avaliações nos seguintes momentos: antes da intervenção (M1), imediatamente após o término da intervenção (M2) e um mês após o término (M3). Foram avaliados o Índice de Fadiga Vocal (IFV), sensação de economia vocal, Índice de Desvantagem Vocal (IDV) e a qualidade vocal (análise perceptivo-auditiva e acústica). Para os três grupos, o protocolo de terapia foi composto por oito sessões, duas vezes/semana com duração de 35 minutos. Aplicou-se o teste ANOVA de medidas repetidas (p<0,05) e Tukey para comparação dos dados antes e após as intervenções e entre grupos. Resultados: Os resultados foram estatisticamente significantes para o fator momento para as seguintes variáveis: IFV (p<0,001), economia vocal (p=0,007), IDV (p<0,001). Para IFV e IDV houve redução dos escores em M2 que mantiveram-se em M3, porém, para economia vocal em M2 há aumento e M3 os valores tendem a aproximar-se de M1. A análise perceptivo-auditiva para Grau Geral e Rugosidade na vogal (p=0,015 e p=0,029) e na contagem (p=0,036 e p=0,039), mostraram que os grupos são diferentes entre si. Por fim, a análise acústica para frequência fundamental (p<0,001) demonstrou que mulheres possuem valores mais elevados que homens e que a Proeminência do Pico Cepstral-suavizada na emissão da vogal (p=0,019) em mulheres é menor que em homens. Conclusão: Em indivíduos com disfonia funcional e queixa de fadiga vocal, os ETVSO são tão efetivos em relação à autopercepção de fadiga vocal, economia vocal e desvantagem vocal quanto aos EFV e TVI. Da mesma forma que os EFV e a TVI, o protocolo de ETVSO apresentara nenhuma mudança na qualidade vocal na população estudada.