Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Begeres Bisneto, Victor |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12122019-170616/
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Resumo: |
Esta tese se dedica ao estudo do fundamentalismo islâmico no Brasil, em especial se há indícios da vertente jihadista, tema ainda opaco nas pesquisas acadêmicas do país e pouco sensível à sociedade brasileira, mais habituada com repercussões globais acerca do assunto. A partir dos recursos metodológicos oferecidos pela história oral e pela cartografia temática, pudemos traçar um perfil de algumas das mais importantes comunidades muçulmanas que aqui se constituíram, que a despeito de seu tamanho reduzido no conjunto da população, têm se expandido para novas regiões fora do eixo sul-sudeste, onde estão consolidadas há mais tempo. O contato com elas foi crucial para conhecermos a forma como elas percebem e reagem a temas sensíveis como o extremismo religioso e aos supostos estigmas aos quais muitas vezes são submetidas. Ainda que seja improvável a tendência de doutrinação jihadista dentro das mesquitas por suas lideranças, dado ao caráter pacífico que manifestam, fora delas há suspeitas sobre a ligação de muçulmanos brasileiros com o Hezbollah (Libanês), com o Estado Islâmico e que se articulam via redes sociais e dispositivos de comunicação. Amparados pela recente lei antiterrorismo (n.13.260/2016), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal detectaram indícios e investigaram alguns desses muçulmanos que supostamente integravam células jihadistas. Diante desse quadro, propomos uma reflexão teóricoconceitual para esclarecer as origens, desmistificar os significados e analisar os contextos em que se insere o chamado fundamentalismo islâmico contemporâneo, e investigamos se o Brasil oferece um ambiente fértil para a radicalização islâmica. Ao que parece, a tese de que o autodidatismo religioso, os ambientes virtuais e o oportunismo de alguns dos que seguem islam, associados à modernidade que enseja comportamentos cada vez mais niilistas do ponto de vista filosóficoexistencial, parecem se firmar como o retrato de uma radicalização incompleta, improvável, mas não impossível. |