Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Silva, Elis Rejane Santana da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-24022021-154629/
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Resumo: |
Esta tese destaca a presença da tecnologia digital na sociedade atual, a qual costuma-se ser chamada de civilização da informação, cujas tecnicidades podem influenciar as maneiras de comunicação. O foco comunicacional aqui se dá sobre as práticas oraculares pertencentes aos saberes socioculturais do Candomblé, mediante os usos e consumos do jogo de búzios. Tais práticas, que segundo as tradições, são feitas apenas em locais sagrados, passam a ser também realizadas por meio das mediações culturais, no espaço digital, onde ambos os espaços são considerados tecnologia criativa (techné), mediante o processo de dialogicidade entre os sujeitos da comunicação, oráculo, pais e mães de santo e consulentes/clientes, com a finalidade de orientação, superação de inquietações, e contribui para a transformação da cotidianidade ao produzir um conhecimento particular, subjetivo e autônomo, tendo como interlocutores os Orixás. Apresenta-se uma discussão aprofundada, com o intuito de compreender aspectos culturais da Religião Afro-brasileira, mais especificamente do Candomblé, a partir de suas mediações comunicativas das culturas (jogo de búzios em local sagrado, em site e blog), ao mesmo tempo em que contribui para a compreensão da temática frente aos estudos da Comunicação. A pesquisa foi constituída mediante duas casas de Candomblé - sendo 3 (três) autoridades destas -, 1 (um) site e um 1 (um) blog, além de 3 (três) consulentes/clientes de cada espaço sagrado e 5 (cinco) clientes/consulentes do site, em função do estudo apresentar duas linhas de pensamento, em espaços sagrados e a partir do espaço digital. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de entrevista, no exercício etnográfico e da Etnologia. Portanto, foi constatado que os saberes socioculturais transmitidos oralmente têm, na feitura do jogo de búzios, no espaço sagrado o loco apropriado para a obtenção de aspectos fundamentais de fidedignidade ao Candomblé. Entretanto, tem no jogo de búzios realizado no site e blog aspectos de tecnicidade nos quais os fazeres comunicativos se desdobram em outros fazeres também comunicativos, e percebe-se que essa fidedignidade se distancia dos elementos imprescindíveis à prática religiosa/oracular em questão, tanto elementos da própria mitologia quanto dos elementos da temporalidade e da espacialidade. |