Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Borotti, Andressa Roberta |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo aproximar o leitor da arte de gravar em alto e baixo relevo em gemas, denominada glíptica. Para atingir o objetivo proposto, foram investigados a técnica e sua história, o processo criativo de artífices que a desenvolvem no Brasil e Europa, e as práticas realizadas pela pesquisadora. Em decorrência dos métodos utilizados na pesquisa baseados em revisão bibliográfica, entrevistas, participação em cursos práticos, visitas a museus e feitura de peças , os materiais e ferramentas utilizados para a confecção das joias aqui apresentadas, as simbologias, os significados e as aplicações das gemas com gravações destacam-se como elementos relevantes que visam compreender a relevância desses objetos e o modo como as pessoas com eles se relacionam em diferentes sociedades e períodos históricos. Para a construção da dissertação foram entrelaçadas distintas áreas de conhecimento, tais como: história da arte, história da joalheria, história social da arte e literatura, gemologia e sustentabilidade. Tal abordagem, somada as experiências práticas da autora, elucidaram a viabilidade e a expansão criativa da produção de peças na mesa de joalheria, propiciando a geração do conceito \"repreciosar\", termo criado pela pesquisadora que, de forma breve, significa o reuso e a valorização de gemas (recursos naturais finitos) avariadas e descartadas. Como grande produtor e exportador de material gemológico bruto, o Brasil, tem grande potencial para expandir o número de profissionais habilitados nas técnicas dessa arte. Tal expansão, em conjunto com outras ações, atuaria de forma positiva na minimização dos danos causados aos recursos naturais, no campo da joalheria |