Entre notação e improviso: teoria e prática nos partimenti de Giovanni Furno (1750-1837)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Alegre, Roberto Cornacchioni
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012023-161938/
Resumo: Este trabalho realiza um estudo sistemático sobre a teoria e a prática dos partimenti napolitanos a partir das fontes relativas à didática de Giovanni Furno (1750-1837). Dessa forma, o primeiro capítulo apresenta uma introdução ao tema, com breve histórico das pesquisas recentes, bem como uma reflexão sobre os possíveis motivos da negligência para com a teoria musical napolitana no século XX e seu redescobrimento em tempos atuais. O segundo capítulo discorre brevemente sobre a biografia de Giovanni Furno e sobre as fontes primárias conhecidas relativas à sua didática. O terceiro capítulo apresenta a primeira tradução para língua portuguesa das regras de partimenti de Furno, discutindo as teorias implícitas em seu texto e em seus partimenti, com base em fontes primárias e secundárias. O quarto capítulo tem por objetivo apresentar uma proposta de realização dos partimenti de Furno, analisando as diversas técnicas e possibilidades de se explorar esse material nos dias de hoje, sempre fundamentando-se em evidências e fontes históricas. Por fim, o quinto capítulo discorre sobre um manuscrito de disposições atribuído a Furno, analisando seu conteúdo a partir de seus pressupostos teóricos, e apresentando os preceitos pedagógicos que fundamentam o modelo de ensino napolitano do contraponto.