Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Leite, Viviane Mendes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-13062020-194256/
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Resumo: |
Esta dissertação tem como objetivo analisar o resultado da produção de texto verbo-visual de alunos dos 6º anos da escola pública municipal de Mogi Guaçu, no interior do Estado de São Paulo. A leitura escolhida como ponto de partida foi o romance de suspense e mistério, A Ilha do Tesouro (1883), do escritor britânico Robert Louis Stevenson, adaptado por Andrew Harrar para HQ (2010) com desenhos de Richard Kohlrus. As atividades propostas estão incluídas no âmbito de um projeto didático interdisciplinar, envolvendo Arte, Matemática, Educação Física, Inglês, História, Geografia, Ciências. O foco do projeto de português é desenvolver com os alunos a retextualização do texto, considerando aspectos ligados ao momento histórico, geográfico, movimentação de corpo, simetria de espaço e de cores. As perguntas norteadoras da pesquisa são: Que elementos linguísticos e discursivos constroem a retextualização dos estudantes frente a uma das obras mais significativas da literatura infantil e juvenil? De que forma os estudantes transformam o texto adaptado para a HQ, atualizando seu sentido, na medida em que a história em quadrinhos se insere na cadeia narrativa com novos elementos da materialidade verbo-visual? O projeto foi organizado em cinco etapas: a) leitura/interpretação do texto fonte; b) produção textual; c) produção visual com uso de programas digitais nos celulares pessoais e computadores; d) produção final em grupo de cinco alunos; e) partilha entre os grupos. Partindo da concepção teórico-metodológica de Bakhtin (1997) e o Círculo (Volochinov, 2015), particularmente, os conceitos de \"texto\" e \"gêneros do discurso\"; e a conceituação de Brait quanto a \"texto verbo-visual\" (2015, p. 193-224), obtivemos os seguintes resultados: os alunos reconstroem o texto lido, segundo o ponto de vista deles, tornando-se protagonistas na produção escrita. A voz dos alunos ganha espaço, sendo materializada na produção verbo-visual. Na retomada do texto-base, o grupo 1 recupera partes do texto, com lacunas que favorecem a interação com o leitor e produzem o discurso polifônico; o grupo 2 utiliza a paráfrase na retextualização, com forte presença da voz do narrador; o grupo 3 inverte o protagonismo das personagens, destacando a imagem do pirata. O trabalho com o texto verbo-visual permite que os alunos se relacionem com diferentes formas de dizer, pois as imagens, cores e a escrita são constitutivas do sentido da narrativa. O romance do século XIX é ressignificado pela perspectiva dos alunos-autores do século XXI. |