Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Cameira, Sandra Ribeiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-28012014-100230/
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Resumo: |
Esta pesquisa propõe uma investigação sobre as mudanças incorporadas, a partir da introdução do branding no escopo dos projetos de construção de identidade de marca, à metodologia dos projetos de construção de identidade visual corporativa dos principais escritórios de design brasileiros especializados neste segmento. O principal objetivo é compreender a contribuição e as mudanças causadas pelo branding - uma disciplina proveniente das escolas de administração e marketing - na metodologia de projetos de identidades visuais, uma vez que a maioria dos designers brasileiros teve sua formação pautada sob os princípios e conceitos da escola racionalista e funcionalista de design, em um pensamento muito mais voltado para o caráter visual e pragmático de uma marca do que para o estratégico e subjetivo. A partir de uma abordagem qualitativa, foram investigadas as trajetórias dos principais escritórios de design brasileiros especializados na criação de identidades visuais e a evolução da metodologia por eles empregada nos últimos 40 anos, em quatro estudos de caso, para observar se a inclusão do branding representou uma mudança de paradigma dos pontos de vista metodológico e mercadológico, para o campo do design em relação à prática anteriormente adotada nos projetos de identidade visual sem branding. A análise dos resultados dessa pesquisa pretende documentar um novo estado da arte no campo do design de identidades visuais e contribuir para ampliação do repertório conceitual do designer, disseminando novos conceitos e fundamentos teóricos sobre branding, que possam conduzir este profissional a uma atuação mais estratégica e especializada. Há, ainda, o intuito de enriquecer a bibliografia sobre as relações entre marca, identidade visual, identidade corporativa e branding na concepção, construção e gestão de marcas corporativas no campo do design gráfico. |