Educação Científica e Cultura Material - os artefatos lúdicos -

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Leodoro, Marcos Pires
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-19042007-113959/
Resumo: A fusão de conhecimentos tecnológicos e científicos na produção dos objetos industrializados compõe o cenário da cultura material contemporânea. Este trabalho propõe abordar os objetos industrializados como instrumentos pedagógicos da educação científica, colocando em evidência as relações entre conhecimento, inventividade, concepções estéticas e o imaginário científico e tecnológico da sociedade contemporânea. A estratégia de exploração dos objetos industrializados como artefatos lúdicos ocorre mediante a manipulação dos mesmos, de modo a evidenciar suas propriedades formais, promovendo uma modificação didática da sua funcionalidade original, concebida no design, ou construindo novos artefatos com os materiais disponíveis no cotidiano circundante. Essa estratégia pressupõe a educação científica como prática pedagógica voltada à formação do cidadão com participação ativa na sociedade, superando a condição de consumidores passivos de mercadorias. Como subsídio à pratica que propomos, fazemos uma análise da concepção mecanicista da natureza, apontada como um dos principais elementos constitutivos da atual sociedade tecnocientífica.