Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Alves-Bezerra, Wilson |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-19122022-151312/
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Resumo: |
Este trabalho propõe, inicialmente, uma revisão crítica da obra narrativa do contista uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937). Tal releitura crítica organiza-se a partir da categoria da fronteira, entendida como o discurso do estabelecimento das fronteiras argentinas constituído ao longo do século XIX. Assim, a proposta é ver como este discurso reverbera na obra literária de Quiroga. Para tanto, parto da reflexão do crítico Ángel Rama (1972, 1974, 1982) sobre a transculturação, rediscutindo seu trabalho, e apropriando-me, noutra chave, dos três âmbitos de análise propostos em seu modelo: o lingüístico, o literário e o ideológico. A releitura da crítica sobre Quiroga que proponho orienta-se pois, a partir da reverberação do discurso da fronteira nos três âmbitos apontados, e supõe, na obra do escritor, uma unidade que diverge das tipologias temáticas ou curvas evolutivas (ou involutivas) a que sua obra comumente é submetida. Com este trabalho pretende-se também dar um estatuto à obra de Quiroga a partir da forma que alcance um poder explicativo maior do que o necessariamente empobrecedor como os epítetos de escritor regionalista, realista, Poe hispano-americano - advindos de leituras conteudísticas e reducionistas |