O espetáculo contemporâneo: a ficção seriada audiovisual e sua circulação (Brasil, México, Turquia)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Raus, Maria Angela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-22112023-191731/
Resumo: O trabalho apresentado é uma pesquisa sobre Economia da Cultura e História do Tempo Presente. Tem como objeto de estudo a circulação da ficção seriada audiovisual, nacional e estrangeira, a partir da observação de produções originárias do Brasil, do México e da Turquia. Essas produções podem apresentar formatos e nomenclatura diversos, que se adequam a especificidades culturais dos países de origem, a demandas de mercado internas ou a demandas constituídas pelos mercados de exportação. São exemplos: telenovela, série, dizi, entre outros. A pesquisa apresenta características da produção de cada um dos três países selecionados e compara os perfis de produção desses países entre si. O Brasil e o México são países que há décadas produzem telenovelas, consagradas respectivamente pelas empresas Globo e TelevisaUnivision. A Turquia é uma indústria emergente, com forte estratégia expansionista e produção descentralizada entre várias empresas. No atual contexto de consumo de entretenimento em plataformas digitais, os produtos de ficção seriada audiovisual circulam amplamente, sendo comercializados em eventos internacionais especializados em conteúdos audiovisuais. A pesquisa usa como fontes produções dos países citados, divididas em três formas de circulação: 1) adaptação de outros produtos culturais (livros, filmes, radionovelas); 2) adaptação de roteiros ou remakes; 3) exportação de episódio ou obra finalizada. As fontes da pesquisa contemplam também veículos de mídia especializada em entretenimento e redes sociais. As observações e análises foram construídas com apoio de bibliografia sobre Comunicação, Estudos Culturais, História Digital e pesquisas sobre ficção seriada audiovisual, destacando a construção do objeto de estudo em meios acadêmicos.