Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Torrano, Dhiego Magalhães |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-27032023-093443/
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Resumo: |
O objetivo da presente pesquisa foi problematizar na Região Metropolitana da Baixada Santista as transposições rodoviárias de trânsito rápido na escala dos residentes urbanos, no âmbito da faixa de domínio rodoviária e do recorte do trecho urbano predominantemente linear do Projeto Rodoviário SP-55 - Padre Manuel da Nóbrega e Doutor Manuel Hipólito Rego e suas obras de arte especiais em concreto: passarela, passagem inferior e ponte. Como questão central norteadora, buscamos investigar como a linguagem metanarrativa diagramática (perceptiva, analítica e prospectiva) dialoga com três escalas distintas e simultâneas: metropolitana, urbana e espacial local imediata. Procedeu-se ao diálogo à maneira de um ensaio e exercício de projeto diagramático, a fim de estabelecer sugestões de produção de políticas públicas, esboçar eixos de infraestruturas modais, inquirir ambientes de mobilidade e dialogar com possíveis transposições a partir desse esboço de eixos de infraestruturas modais sempre a partir da escala dos residentes urbanos. Este ensaio e exercício não busca concluir em si, tampouco considerar uma verdade absoluta; busca dialogar com os diversos campos epistemológicos do conhecimento e, principalmente, para a produção de políticas públicas e para uma Arquitetura da Infraestrutura e Equidade. Na chave da equidade e do direito à cidade, buscamos sugestões da integração das infraestruturas modais com o enfoque na qualificação do chão da cidade, haja vista as obras de artes não possuírem sensibilidade e continuidade com a estrutura urbana no que se refere-se à transposição dos residentes urbanos. A partir do entendimento de transposição: trocar o lugar ou o membro da equação, vencer obstáculos, permutar, superar um problema e uma dificuldade diagnosticada na análise sistemática do acervo técnico das fontes primárias das obras de artes especiais em concreto, entrevistas e pesquisa de campo. Ressalta-se que a pesquisa de campo foi experenciada na escala sugerida, ou seja, não motorizada, onde o percurso contempla o tensionamento do problema de forma ampliada, permitindo investigar a infraestrutura rodoviária e seus componentes constitutivos de projeto, a partir e na relação imediata da faixa de domínio, evidenciando através da linguagem metanarrativa diagramática a sensação sensorial e corporal obtidas e diagnósticos para a compreensão do problema, tendo como devolutiva diagramática simbólica aquilo que interessa à luz do referencial teórico abordado; e, na perspectiva de serem revisitados, menciona-se a oportunidade de diálogo, quando postos tais ensaios lado a lado ou correlacionados. Por fim, enseja-se um amadurecimento no campo das decisões informadas pelo desenho, para verificação dos eixos binários de fluxos modais híbridos como possível pressuposto, associados às transposições das escalas do chão da cidade, para que tais obras de artes especiais venham a assumir o papel de obra de fruição. |