Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Landmann, Raquel Duarte Venturato |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-16032015-093959/
|
Resumo: |
A região do Alto Juruá, localizada no Estado do Acre, no Brasil, caracteriza-se por ser o locus que define identidade territorializada de distintos povos tradicionais. Dentre eles, há as comunidades da Reserva Extrativista Alto Juruá que, em suas características ribeirinhas, tem como aspectos do modo de vida a produção do autoconsumo. Ocorre que povos tradicionais dessa região vêm sofrendo desafios em função de circunstâncias ambientais adversas, tais como se deparando com os eventos hidrometereológicos atípicos, interferindo em seus arcabouços culturais e em suas práticas sociais. Com base nisso este estudo descreve e analisa sociologicamente, no âmbito microssocial, a produção social de desastres invisibilizados e relacionado à cheia atípica de 2008 no contexto dessa porção da Amazônia brasileira. Numa abordagem qualitativa das Ciências Sociais, especificamente na subárea de Sociologia dos Desastres, este estudo adotou os seguintes procedimentos: a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e pesquisa de campo de base qualitativa. A problematização inicial dessa investigação parte de três afirmações, quais sejam: 1. O desastre não é meramente factual; 2. O desastre consiste também numa construção discursiva; 3. O desastre é uma relação de poder. Como resultado, podemos dizer que o modo de vida daquelas comunidades, seja em termos das representações sociais, seja em relação às práticas balizadas por essas representações, respondem parcialmente a tais desafios, porque por um lado este modo de vida demonstra certa resiliência e/ou capacidade adaptativa, mas, por outro, o processo de vulnerabilização torna ainda necessárias práticas de reabilitação baseadas no melhoramento da relação com poder público. Diante deste objetivo, o presente estudo empreendeu uma análise exploratória a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, que toma como centralidade o conceito bourdieusiano de habitus. |