A construção narrativa na realidade virtual: uma análise de A Linha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Coutinho, Eleonora Loner
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22032024-120139/
Resumo: Esta pesquisa busca compreender as especificidades da escrita de roteiros para realidade virtual, levando em consideração seus pontos de aproximação e afastamento com a escrita para o cinema tradicional e possíveis intersecções com outras linguagens ou dispositivos. Para isto, proponho inicialmente uma discussão sobre termos essenciais para a realidade virtual, como imersão, presença e interatividade, entre outros. Em seguida, utilizo de pesquisa bibliografica sobre realidade virtual, cinema e roteiro audiovisual cinematografico, gerando uma reflexão especialmente sobre tópicos como tempo, espaço, estrutura e ponto de vista. A discussão teórica fundamenta as bases para uma análise da construção narrativa no curta-metragem em realidade virtual A Linha (LAGANARO, 2019), importante marco na produção nacional. A partir dessa análise e em cruzamento com entrevista com a narrative designer da obra, busco tensionar o processo e a obra final tendo como eixo os elementos narrativos presentes na escrita do roteiro.