Os modelos cromáticos do teufelsmühle e omnibus na música de F. Chopin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Nonis, Vanessa Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-13032013-144714/
Resumo: Teufelsmühle e omnibus são nomenclaturas empregadas para designar modelos estruturais profundamente aparentados, que envolvem cromatismo, polifonia, modulação, relação de terças menores, inversão simétrica, condução de vozes e reinterpretações enarmônicas de acordes. Trata-se de padrões cujas origens remontam no mínimo à prática musical do século XVIII e que já nesta época começaram a ser codificados por teóricos. No entanto, estas sequências cromáticas só receberam estudos específicos a partir do final da década de 1960 por duas principais correntes de pesquisa, a alemã, que emprega o termo Teufelsmühle e a americana, com a designação omnibus. Dividido em duas partes, este trabalho expõe inicialmente os aspectos estruturais do Teufelsmühle e omnibus, a partir de uma revisão bibliográfica e apontamentos críticos realizados por esta pesquisa. Já a segunda parte busca vislumbrar a representatividade e abrangência destes modelos cromáticos no processo composicional de F. Chopin, evidenciando o modo com que tal princípio foi utilizado e os principais contextos em que está inserido.