Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Gonçalves, Marly de Menezes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19032010-103225/
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Resumo: |
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o uso dos meios computacionais no ensino da Geometria, enfatizando o estudo da representação do espaço na área do Design. Foram estudados os conceitos de espaço ao longo do tempo e as influências históricas que promoveram o desenvolvimento dos sistemas de projeção na representação espacial. Para demonstrar a importância da modernização da disciplina de Geometria foi escolhida, como estudo de caso, a disciplina de Geometria dos Sólidos do curso de Digital & Virtual Design, apresentando a formação do designer, a disciplina, o aluno, o professor e a utilização dos meios computacionais aliados aos meios tradicionais. Para reforçar a importância dos conceitos geométricos na área de atuação do Digital & Virtual Design, foi apresentado um exemplo de aplicação dos fundamentos da perspectiva utilizando a realidade aumentada. Foi possível observar que o uso dos modelos virtuais modifica a forma de conceber o objeto tridimensional, facilitando a aprendizagem da representação do objeto tridimensional e que a integração das potencialidades dos suportes, físico e virtual, contribui com o desenvolvimento do ensino geométrico, dentro da área do Design. |