Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Camila Silva de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-23102018-173158/
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Resumo: |
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a constituição física e simbólica do Lago Igapó II, localizado na área urbana de Londrina (PR), reconhecendo nele um patrimônio cultural dos londrinenses. Primeiramente, buscamos construir uma narrativa para o objeto, abordando momentos que seriam importantes para o seu entendimento como um patrimônio e que possibilitassem compreender a relação urbano versus natureza ao longo da história da cidade. Em seguida, procuramos identificar e analisar de que maneira e em que medida os vetores -- poder público, sociedade civil e iniciativa privada --, por meio de parcerias e embates, incidiram sobre o Igapó II, fazendo com que a paisagem fosse incorporada ao processo de verticalização, ao mesmo tempo em que o próprio objeto era transformado em área de lazer e defendido como uma porção de natureza na cidade. Por fim, investigamos a natureza na esfera do patrimônio cultural por meio dos valores que a sociedade atribui ao Igapó II. São explorados seus valores ambiental, histórico e afetivo, fundamentados em referências bibliográficas, em algumas redes sociais virtuais e, sobretudo, em questionários aplicados aos frequentadores do lago e do aterro. De modo abrangente, a pesquisa busca desnaturalizar valores consolidados nesse campo e propõe uma perspectiva do patrimônio não como objeto colecionável e/ou tombado, mas como vivências, como algo que não pontua, mas que permeia a cidade, tendo como foco não as coisas, mas as pessoas. |