Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Vilela, Viviane Azevêdo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19012018-134244/
|
Resumo: |
Mário de Andrade e a arte da fotografia é assunto que suscita instigantes questões: de onde teria vindo o interesse em conhecê-la e praticá-la? Quais suas relações com ela? Que rastros ou pistas existem sobre isso em suas leituras, em sua biblioteca? Essa última interrogação norteia a presente pesquisa que se debruça sobre a revista Der Querschnitt, assinada pelo escritor paulistano de 1924 a 1931. Nos números deste periódico vanguardista publicado em Berlim, presentes na sua biblioteca, a fotografia destaca-se nos encartes, somando mais de quatro mil imagens. A dissertação aponta elementos que compreendem Der Querschnitt como a mais significativa matriz conhecida na formação do olhar fotográfico de Mário de Andrade. Para tal, seleciona 19 imagens da autoria de Mário de Andrade no período 1927-1929, cotejando-as com 17 fotos escolhidas em Der Querschnitt, no intuito de apontar semelhanças temáticas e estéticas que confirmam a importância da revista no desenvolvimento do olhar do modernista brasileiro. |